Oração do Ângelus

Você já ouviu falar na oração do Ângelus? Sabe o seu real significado para a Igreja Católica? Quer compreender suas principais características mesmo não professando essa religião? Então prestigie o artigo e leia atentamente todas as considerações que temos a fazer.

O que é a oração do Ângelus?

A prece do Ângelus é uma prece criada pela Igreja Católica Romana como uma homenagem sincera pela encarnação de Jesus Cristo, reconhecendo paralelamente a santidade de sua mãe, a Virgem Maria.

Em resumo, o Ângelus seria o momento preciso em que a Virgem Maria disse o sim para o Anjo Gabriel quando este anunciou que ela seria a mãe divina de Jesus.

A origem dessa oração é atribuída ao Papa Urbano II que orientou os fiéis a rezarem a prece de Ângelus todos os dias, passando para três, de acordo com a tradição pela ordem do Rei Luis XI em 1472.

oração do angelus

Como rezar a oração do Ângelus

De fato essa prece é um pouco complicada de realizar e é necessário que reunamos todos os membros que moram na casa para iniciarmos. No entanto, para quem sabe rezar novenas ou mesmo o próprio terço, a oração do Ângelus é bem mais fácil.

A oração de ângelus possui três invocações, sendo que cada tem a sua resposta. Somando-as, temos a revelação do mistério da encarnação de Jesus Cristo. Tais invocações devem ser seguidas por: uma jaculatória, uma oração curta de sua preferência e três “Glória ao Pai”.

Antes propriamente de começar, ao juntar a família, explique o propósito da reunião, pois alguns membros podem não entender o objetivo daquela corrente e dispersar. Demonstre a importância da prece e não se esqueça de mencionar que ela deve ser feita sempre na hora do Ângelus, ou seja, tradicionalmente às seis horas da manhã, meio-dia e seis horas da tarde.

Agora que você já sabe como fazer essa prece tão linda chegou o momento de colocá-la em prática, com muito respeito, devoção, fé e amor no coração. Mas note que por ser uma oração coletiva, é muito importante que todos estejam comungando do mesmo sentimento, para que a meditação não seja quebrada de alguma forma.

Escolha alguém para servir de guia e então comecem…

Rezar a oração do Ângelus

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Guia: Eis aqui a escrava do Senhor.

Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria…

Guia: E o Verbo se fez carne.

Todos: E habitou entre nós.

Ave Maria…

Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

links úteis:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (433 Avaliação, Oração com: 4,34 estrelas num máximo de 5)
Loading...

Você pode gostar...